Conclusão do Processo de Ponderação da Discussão Pública do Plano Diretor Municipal

A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo (CMVFC) informa que concluiu o processo de análise e ponderação das participações submetidas no âmbito da Discussão Pública da proposta de revisão do Plano Diretor Municipal (rPDM_VFC).

O período de Discussão Pública decorreu entre 20 de julho e 15 de setembro de 2024, tendo sido formalmente divulgado através do Aviso n.º 32/2024, publicado no Jornal Oficial – II Série – n.º 130, de 9 de julho, bem como pelos meios de comunicação regionais e locais e pelas redes sociais. Os munícipes tiveram acesso à proposta do Plano, publicada no website municipal e disponível para consulta no Gabinete Técnico da CMVFC, convidados a apresentar reclamações, sugestões ou observações em formulário próprio, também disponibilizado online. Complementando este processo, realizou-se uma sessão no dia 12 de setembro, no Salão Nobre do Município, destinada à apresentação pública da proposta do Plano para esclarecimento de eventuais dúvidas dos cidadãos e entidades.

No total, foram recebidas 18 participações escritas, das quais 17 foram consideradas no âmbito do PDM. Todas as participações foram analisadas individualmente, com base nos objetivos da revisão do plano e nos critérios legais aplicáveis.

 As participações incidiram exclusivamente sobre aspetos relacionados com edificabilidade, sintetizadas nos seguintes temas: ampliação do perímetro urbano (8), alterações na qualificação do solo rústico (5), alterações nas condicionantes legais (3), alterações no regime de edificabilidade (2). Territorialmente, as participações localizaram-se nas freguesias de Ribeira Seca (6), São Miguel (4), Ponta Garça (3) e Ribeira das Tainhas (3), sendo Água d´Alto a freguesia com menor número de participações (2). Na sequência da ponderação feita pela Câmara Municipal, foram introduzidas alterações à proposta do Plano, refletidas ao nível do Regulamento, Planta de Ordenamento e noutras peças gráficas. Das comunicações analisadas, 3 foram aprovadas integralmente, 4 foram aprovadas parcialmente e 10 não foram aceites, por não estarem alinhadas com os critérios do modelo do Plano e seus objetivos ou por colidirem com normativos legais em vigor. As introduzidas alterações implicaram também ajustamentos na Planta de Condicionantes, incorporando o parecer do Instituto Regional de Ordenamento Agrário, assim como na Planta de Compromissos, que foi atualizada. Foram igualmente realizadas correções de detalhe técnico ou terminologia ao nível do Regulamento e Planta de Ordenamento, alinhando-as com a versão final do POOC de São Miguel, cuja discussão pública também impactou o processo de revisão do PDM-VFC.

 Por ser um documento valor estratégico e político, a Câmara Municipal destaca a importância desta etapa no complexo processo de revisão do PDM, que se prevê concluído em breve. O próximo passo consiste no envio e recolha do parecer da Direção Regional do Apoio ao Poder Local, seguido depois para aprovação em reunião de Câmara e subsequente submissão à Assembleia Municipal para homologação. O Plano será, então, publicado em Diário da República para entrar em vigor, abrindo uma nova era no desenvolvimento de Vila Franca do Campo, na potenciação dos seus recursos endógenos e na afirmação da sua identidade centrada na dualidade da terra e do mar.

Este processo tem sido conduzido com a máxima transparência, promovendo o envolvimento de todos, dos munícipes e entidades, assegurando o cumprimento das diretrizes técnicas e legais.

O Relatório de Ponderação, com a análise e resultados das participações, e consequentes efeitos, encontra-se disponível para consulta no site oficial da CMVFC.

Para mais informações:

Gabinete Técnico

Telefone:296539100

Arq.º Pedro Medeiros – pmedeiros@cmvfc.pt

Dr. Miguel Cravinho – mc@cmvfc.pt

Mais Notícias

Ricardo Rodrigues inaugura novo parque de estacionamento na Rua das Hortas

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, acompanhado pelo seu executivo, inaugurou, mais (…)

Câmara Municipal de Vila Franca do Campo atribui 47 bolsas de estudo por mérito escolar e por carência económica familiar

A autarquia de Vila Franca do Campo atribuiu 47 bolsas de estudo por mérito escolar e (…)

Câmara de Vila Franca do Campo no caminho certo da redução da dívida e aumento do investimento

A autarquia, por via de uma gestão responsável, rigorosa e equilibrada, pagará a partir deste ano (…)

Contrato de empreitada do edifício habitacional multifamiliar

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, e Luís Medeiros, proprietário (…)

Prorrogado prazo de vigência do sistema de depósito de embalagens não reutilizáveis 

O prazo de vigência do sistema piloto de depósito de embalagens não reutilizáveis de bebidas em (…)

Município atribui 36 bolsas de estudo por mérito escolar e por carência económica familiar

A autarquia atribuiu 36 bolsas de estudo, seis por mérito escolar e 30 por carência económica (…)