Vila Franca do Campo acolheu conferência do Responsável pelo Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar dirigida aos professores

O auditório do Centro Cultural de Vila Franca do Campo acolheu, uma conferência sobre o papel do diretor de turma na promoção do Sucesso Educativo pelo professor José Verdasca, na quarta-feira, dia 24 de janeiro.

O professor José Verdasca é o responsável pelo Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e a conferência destinou-se aos diretores de turma, representantes das diversas estruturas intermédias e demais docentes, tendo sido realizada no âmbito dos Projetos de Intervenção Comunitária nos Concelhos de Lagoa e Vila Franca do Campo.

Na ocasião, José Verdasca afirmou que o Projeto de Intervenção Comunitária tem-lhe sido descrito como um trabalho que “quer apostar em não deixar nenhuma criança para trás e quer envolver todos os atores com responsabilidade nesta matéria”.

“Os professores devem ser sempre os lideres pedagógicos, mas é importante e interessante que tenham ajuda de outros paradocentes, outras pessoas que possam colaborar neste trabalho de construção social e de integração escolar”, observou.

José Verdasca apontou, ainda, que se parte do pressuposto que para educar uma criança é necessária uma aldeia inteira, portanto, neste trabalho “é muito importante” que os atores institucionais, “a escola em primeiro lugar, com responsabilidade pedagógica e educativa, e depois outros parceiros como os municípios e os centros de formação possam estar associados neste desafio permanente que é fazer do sucesso a condição natural da escola”.

Este sucesso, frisou, só é alcançado com “muito trabalho e persistência, com identificação atempada dos problemas e intervenção preventiva”.

Antes, o Diretor Regional da Educação, José Freire, usou da palavra para reiterar que nos Açores, na Educação, há efetivamente que mudar e “isso só se faz com que está na sala de aula, com os professores”.

“Sem o vosso trabalho e valioso préstimo no dia-a-dia das escolas é impossível termos sucesso”, afirmou, acrescentando que o Projeto de Intervenção Comunitária que está a ser desenvolvido no concelho de Vila Franca do Campo é um exemplo do empenho que toda a comunidade está a ter para que, efetivamente, este seja um concelho de sucesso ao nível educativo.

Por sua vez, a Vereadora com o pelouro da Educação, Nélia Alves-Guimarães, reforçou a ideia de que a educação “é um trabalho que passa não só pelos professores, mas que deve passar também pelos pais e comunidade em geral”.

“É com a sinergia de atuações entre entidades institucionais, escolares e comunidade que é possível obter resultados cada vez melhores nas nossas escolas”, vincou.

GCCMVFC

Mais Notícias

Ricardo Rodrigues inaugura novo parque de estacionamento na freguesia de São Miguel

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, inaugurou na sexta-feira, dia (…)

Suplemento do Jornal Açoriano Oriental dedicado ao São João da Vila | 2024

Descarregue o pdf aqui. NOTAS: Na página VII, onde se lê “Marcha da União Progressiva” deve (…)

Município atribui 36 bolsas de estudo por mérito escolar e por carência económica familiar

A autarquia atribuiu 36 bolsas de estudo, seis por mérito escolar e 30 por carência económica (…)

Município assina protocolo com Fundação Gaspar Frutuoso visando atribuição de prémio de mérito de acesso ao ensino superior

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, assinou um protocolo de (…)

Crianças de Vila Franca do Campo chamam a atenção para os seus desafios

Crianças do 1.º ciclo das escolas do concelho foram protagonistas na Assembleia da Criança, organizada pela (…)

A Câmara Municipal, através do Gabinete de Ação Social, apoia o projeto BaLanSa – Bares e Lancheiras Saudáveis

Trata-se de uma ação de intervenção comunitária desenvolvida com as escolas, dirigida às crianças que frequentam (…)